Nossa Cidade



       O município Passo Fundo, emancipado em 28 de janeiro de 1857, teve sua formação a partir de 1827, como resultado da ocupação do Planalto Médio e Alto Uruguai, e seu território original hoje abriga 107 municípios do Rio Grande do Sul. Leva esse nome em razão de um rio de mesmo nome utilizado pelos tropeiros desde o século XVIII.
      Passo Fundo é um município brasileiro da região sul, localizado no interior do estado do Rio Grande do Sul. É a maior cidade do norte do estado, sendo considerada cidade média, com população estimada em 186.028 habitantes.
     Em 1827 foi fundada pelo cabo Manuel José das Neves a Fazenda Nossa Senhora da Conceição Aparecida, nas terras que recebeu da Comandância Militar de São Borja. Essa fazenda foi a retomada da povoação da região onde hoje fica o município de Passo Fundo. Sua sede ficava onde hoje está a Praça Tamandaré. Em um terreno de nove metros quadrados doados à Igreja, foi erguida em 1835 a Capela de Nossa Senhora da Conceição, próximo a onde hoje fica localizada a Catedral de Passo Fundo.
    Passo Fundo está localizado na mesorregião do Noroeste Rio-grandense e Microrregião
de Passo Fundo. Tem área de 780,355 km². A estimativa da população pelo IBGE, segundo o Censo 2011, é de 186.028 habitantes. Entretanto, aparenta ser bem mais populosa, por ser uma cidade universitária.
  Distritos de Passo Fundo: Pulador, Bela Vista, Bom Recreio, São  Roque, Independência.


  

Nenhum comentário:

Postar um comentário